Junta de Freguesia de Couço Junta de Freguesia de Couço

Eventos

38ª Semana de Arte, Cultura e Desporto 



























Apelamos à participação da continuação das Comemorações do quinquagésimo Aniversário do 25 de Abril para este fim de semana realçando a homenagem aos trabalhadores agrícolas na Volta do Vale.




Apelamos à participação no Musical 50 Anos Sempre pelo Grupo de Teatro Paviense.




O Salão da Casa do Povo está a postos para receber o Espetáculo 25 de Abril Sempre promovido pela Câmara Municipal de Coruche com o apoio da Junta de Freguesia.


















Programação detalhada das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.





































Esta é a madrugada que eu esperava 
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo
                Sophia de Mello Breyner Andersen

Abril chegou fazendo com ele aquele olhar de esperança no futuro que minimiza os desalentos dos momentos menos felizes.
Este Abril traz consigo a maturidade dos seus cinquenta anos, que foram ontem, colocando-nos a honra de os Comemorar!
A Freguesia do Couço, obreira da LIBERDADE, lança o desafio aos Coucenses e a todos os que a eles se quiserem unir, à participação ativa nas Comemorações deste 50° Aniversário do 25 de Abril de 1974, que já se iniciaram com as Comemorações do Dia Internacional da Mulher e que se prolongarão ao longo de todo o ano!
Que viva ABRIL!
SEMPRE!








































A Junta e a Assembleia de Freguesia do Couço deu corpo e voz a uma das mais relevantes atividades realizadas anualmente: "As Comemorações do Dia Internacional da Mulher" 



No dia 8 de Março, numa parceria com o MDM (Movimento Democrático das Mulheres) visitámos o CMIC (Creche) a EBI/JI, a ARPIC e o CPT de Lagoiços, única coletividade que tem a liderá-la uma mulher.






No sábado, dia 16 de Março, a coletividade Águias do Sorraia organizou, com o apoio da Junta de Freguesia, uma caminhada temática até à ponte caleira, local emblemático da luta pela Liberdade, a qual colheu a adesão da população.




No dia 17 de Março, domingo, a Casa do Povo foi pequena para acolher todos os que quiseram vir aplaudir as nossas gentes.
O início contou com a exposição dos trabalhos dos ateliers de costura e pintura da ARPIC.





Seguiu-se o colóquio/debate com a presença de Fernanda Cardigos do MDM que na sua pertinente intervenção apelou à passagem de testemunho às novas gerações não esquecendo que " mulheres de abril Somos, com igualdade temos futuro!"



As intervenções do público foram extremamente enriquecedoras pois contámos com testemunhos, na primeira pessoa, de ex-presos políticos.








Foi a vez de dar a voz à peça de teatro intitulada "As Mulheres também foram à Guerra", representada pelo TAC ( Teatro Amador do Couço) encenada pela sua Presidente Dra. Maria Antónia Louro.



Aplaudimos com entusiasmo o desfile das mulheres da ARPIC com os seus aventais, verdadeiras obras de arte!




A atuação do grupo de cantares da ARPIC, proporcionou o momento em que todos fizemos parte do grupo, unindo as nossas vozes, coordenado pelo seu Presidente Rogério Justino.



Chegou a vez de vibramos com os nossos Ranchos folclóricos : Os Malmequeres do Sorraia do Couço e os Arrozeiros do Sorraia de Santa-Justa, que, brilhantemente atuaram.



No final, pudemos conviver, à volta de um pequeno lanche onde a canja de galinha foi rainha, confecionada pelas trabalhadoras da ARPIC.



A todos os que participaram e que são as forças vivas da Freguesia o nosso "OBRIGADO" dizendo que o orgulho de pertencer a esta Freguesia dá-nos a Esperança Renovada de que ABRIL, continua bem Vivo e que a verdadeira IGUALDADE tem FUTURO!

  • Partilhar 

© 2024 Junta de Freguesia de Couço. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • Desenvolvido por:
  • GESAutarquia