Junta de Freguesia de Couço

Caracterização

Couço

A Freguesia situa-se numa faixa que confina com o Alentejo. Com uma área total de 346.30km2 (nona maior do país), fazendo parte desta Freguesia a Vila do Couço e as várias localidades: Santa Justa, Volta do Vale, Foros de Lagoíços, Lagoíços Novos, Varejola, Courelinhas e Escusa.

Da povoação sabe-se que, por volta do ano 1758 existiam 193 fogos e 656 habitantes, em redor da Igreja de Santo António do Couço e que foi na segunda metade do século passado que a aldeia se começou a desenvolver devendo-se por um lado, às melhores condições económicas dos lavradores que abandonaram os montes e fixaram-se no aglomerado e por outro lado, à facilidade com que se adquiriam terrenos da Herdade do Monte Couço.

Na área da freguesia, existem monumentos funerários de pedra (antas) do Paleolítico Superior que são uma mostra da fixação de povos nesta zona há milhares de anos.

Terra de grande riqueza ambiental onde predominam os sobreiros nos montados e as cegonhas (espécie protegida) dispersas ao longo das estradas nos seus ninhos, espécie essa que é um dos símbolos da freguesia.

Constituída por cerca de 3.000 habitantes, terra de gente trabalhadora e independente, em que a sua principal fonte de rendimentos provém de pinhas mansas, na tiragem da cortiça e nos trabalhos agrícolas.

A aldeia do Couço foi elevada a Vila a 11 de março de 1988.

© 2021 Junta de Freguesia de Couço. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia